terça-feira, 23 de junho de 2009

Cine Clube Nextel

Por Bubu

Olha o que eu fiz em uma quinta-feira a noite. O cinema HSBC Belas Artes, localizado na Rua da Consolação, número 2.423, tem provomido nestes últimos meses o chamado Encontro Cine Clube Nextel, um evento cultural que consiste em valorizar e divulgar o cinema brasileiro.
No dia em que eu fui, assisti a uma sessão do filme recém-lançado Budapeste. Depois do filme, o diretor e o ator do longa Walter Carvalho e Leonardo Medeiros, mediados pelo diretor convidado Fernando Meirelles, debateram a obra com o público.
No final do evento, consegui conversar rapidinho com o Fernando Meirelles sobre Som & Fúria, a próxima série da Globo dirigida por ele e que vai estrear dia 7 de julho. Mesmo com muito barulho e no meio de tantas pessoas tirando fotos e pedindo autógrafos, o diretor olha nos olhos para responder cada pergunta e sorri entusiasmado a cada frase que termina.
A série é canadense. Como surgiu a ideia de trazer essa história para o Brasil?
O produtor desta série canadense é o mesmo de Ensaio Sobre a Cegueira. Ele me mandou um pacote cheio de DVDs dizendo que tinha feito tudo aquilo para a televisão canadense. Vi um, dois e não conseguia parar mais. Assisti a 18 episódios em dois dias. Liguei para ele e falei brincando: “Me vende o direito desta série, quero fazer no Brasil”. Ele falou que me vendia pelo preço que eu quisesse, o que eu pagasse, ele aceitava. Comprei os direitos em março, ofereci para a Globo e, depois de uma semana, eles disseram que iam fazer. Gravamos em julho do ano passado.
A séria trata de uma Companhia de Teatro que monta espetáculos de Shakespeare. Apesar das mudanças de comportamento e tecnologia, Shakespeare continua atual?
Eu sou fã de Shakespeare. Acho que não tem nada mais atual. Os sentimentos, a impulsividade juvenil, a tragédia. Cada vez que você lê, encontra outras mil coisas. Cada frase tem uma revelação da alma humana. Cada pessoa que você conhece, garanto que existe um personagem de Shakespeare parecido, um personagem que você pode dizer que conhece, “Ah aquela ali é a Marisa do 202.” É impressionante como o cara conhece a alma humana.

Qual personagem você é?
Nossa. Não sei. Nunca parei para pensar... Talvez o bobo da corte de Hamlet, Yoric [risos].

Um comentário:

  1. Vou tentar deixar um comentário de novo...meninas, parabéns, o blog está muito bom, com cara e texto de blog!

    ResponderExcluir